O uso de máscaras tem sido recomendado para as pessoas que precisam sair de casa. As crianças, eventualmente, também podem precisar. Na idade de 6 a 10 anos, o que mais eles querem fazer é brincar! É nessa fase que eles aprendem a conviver com os outros e as brincadeiras são importantes para o uso de sua imaginação, para aquisição de novas habilidades. As crianças dessa faixa etária passam muito tempo brincando, mais do que em atividades organizadas como esportes, clubes, grupos de igreja, aulas particulares e outras.

Sendo assim, o uso de máscara deve levar em conta o comportamento e a personalidade de cada criança. Os pais devem considerar alguns pontos antes de sair:

  • Onde vocês irão? Neste local a criança terá que ficar perto de outras pessoas? É um transporte público? Terá aglomeração?
  • Seu(sua) filho(a) é capaz de entender a importância de usar a máscara?
  • A máscara cobre o queixo da criança, metade do nariz e fica bem ajustada às bochechas?
  • Seu(sua) filho(a) é capaz de não tocar na máscara durante o uso?

As máscaras de tecido são adequadas para a maioria das pessoas, e o ajuste certo é importante para as crianças. As medidas para um adulto são geralmente 20×20 cm até 15x15cm. Porém, esse tamanho pode ser muito grande para crianças pequenas. Tente encontrar o tamanho certo para o rosto do seu filho e certifique-se de ajustar a máscara para um uso seguro.

Se a criança está com receio ou medo, dê o exemplo e faça testes em casa. Use o espelho, coloque nos bonecos ou bichinhos de pelúcia, escolha temas que a criança goste para decorar a máscara. Pratiquem em casa como se comportar antes de sair. Assim você pode ter uma idéia melhor e deixar-la segura.

As seguintes recomendações também valem para essa idade:

  • A criança deve lavar as mãos com água e sabão ou passar álcool em gel antes e depois de usar a máscara
  • Um adulto deve observar a criança enquanto ela usa a máscara, não permitindo que ela arranque, puxe ou toque na parte de pano
  • A cada duas horas, a máscara deve ser trocada
  • Toda a vez que a criança espirrar ou babar, deve-se trocar de máscara
  • A máscara é individual: deve ser usada somente pela criança e mais ninguém

Após o uso, a máscara deve ser higienizada com água e sabão ou água sanitária. Quando chegar em casa, os pais devem sempre retirar para lavagem toda a roupa e o calçado da criança.

Vale lembrar que nesta faixa etária a criança já poderá auxiliar em todo o processo, mas deve ser monitorada pelo adulto cuidador.